Search
  • Crystal Ball

Tudo o que você precisa saber sobre como adicionar anotações do Google Analytics


O que são anotações do Google Analytics? Como as anotações funcionam para o Analytics? Como você adiciona anotações no Universal Analytics, Google Analytics 4 e Google Ads? Onde está a opção de adicionar anotações no GA4? Como importar as anotações do Universal Analytics?


O Google Analytics é a plataforma de marketing mais eficaz. No entanto, usá-lo de forma eficaz e produtiva depende de quão vasto você é com os recursos disponíveis na plataforma. Obviamente, os componentes são adicionados para ajudá-lo com suas análises. Mas nem todo profissional de marketing ou analista pode aproveitar todos esses recursos, tornando o trabalho difícil. Isso não precisa ser. Existem várias ferramentas que você pode usar para melhorar seus relatórios de dados. Uma delas é a ferramenta de anotações.


Este post vai mostrar o que são anotações e como elas podem ser usadas no Google Analytics. Além disso, explicaremos como você pode anotar seus dados usando uma ferramenta de anotações automáticas. Não é mais novidade que o recurso de anotações não está habilitado no Google Analytics 4. Portanto, se você está migrando para o Google Analytics 4, precisa saber como adicionar anotações. Existe uma ferramenta que pode ajudar com isso e vamos falar sobre isso aqui. Fizemos esta postagem para mostrar aos usuários como adicionar anotações no Google Analytics. Mas primeiro, o que significam as anotações e como elas funcionam no Google Analytics?



Anotações no Google Analytics

Uma das ferramentas menos conhecidas do Google Analytics é a anotação. É, no entanto, um dever crítico e valioso para todo profissional de marketing. As anotações são uma ferramenta que pode ajudá-lo a se manter atualizado sobre qualquer situação que possa afetar seu marketing. Além disso, eles ajudam você a acompanhar seu Google Analytics, permitindo que você faça anotações públicas ou privadas no gráfico. Você percebe que uma simples anotação no gráfico de tempo pode poupar horas de reflexão e estresse em relação à decodificação de dados?


Qualquer usuário com acesso a um perfil do Google Analytics pode deixar notas compartilhadas ou privadas diretamente no gráfico de horas extras usando anotações. Usando o princípio de trazer inteligência aos dados, você pode capturar a inteligência local da sua empresa, que é o recurso mais caro e facilmente perdido de todos. A importância das anotações em seus dados não pode ser subestimada. Você terá acesso a insights profundos que o ajudarão a longo prazo. Aqui estão três principais benefícios do uso de anotações para sua análise de dados:

  • As anotações ajudam você a fornecer respostas para as consultas mais importantes e a fornecer os principais conhecimentos de negócios, aumentando a velocidade de solução de problemas e economizando tempo.

  • Os dados são mais fáceis de entender com anotações.

  • As anotações ajudam os membros da equipe a lembrar e acompanhar eventos e condições.

Então, basicamente, as anotações não adicionam valor estatístico aos dados que você visualiza. Eles não informam o quanto mudou em seu site ou quantas coisas aconteceram em um determinado dia. No entanto, eles fornecem um contexto vital para avaliar seus dados. Eles podem ajudá-lo a determinar as prováveis ​​consequências de suas ações, bem como as ações de outros atores. As anotações ajudam você a descobrir por que há altos e baixos no trânsito. Como eles conectam eventos e atividades em uma determinada data, eles podem ajudar você a entender por que seus visitantes estão agindo de forma diferente.


Para ver suas anotações no Google Analytics, navegue até Admin. Escolha uma vista do Google Analytics. Em seguida, vá para a seção de anotações. Você sempre pode acessar as anotações criadas por outras pessoas com visibilidade compartilhada e as suas com visibilidade privada.


Como adicionar anotações no Google Analytics

Adicionar anotações no Google Analytics é relativamente fácil, esse é o jeito do Google (continue lendo para ver as opções em destaque). Para incluir uma anotação em seus dados, siga as etapas abaixo:

  • Faça login no seu Google Analytics.

  • Vá para o relatório (que deverá ter uma linha do tempo).

  • Clique na pequena guia cinza abaixo da linha do tempo.

Add annotation

  • Clique em "+ Criar nova anotação".

Create new annotation in Universal Analytics
  • Selecione uma data em que você deseja atribuir a anotação

  • Inclua sua nota.

Add your text to the annotation

  • Escolha a visibilidade da anotação entre Privado e Público. Usuários com acesso “Ler e Analisar” só podem criar anotações privadas.

  • Salve sua entrada.


annotation icon
this is your annotation

Observe também que, se você estiver usando a ferramenta de anotação de análise Crystal Ball, o processo é semelhante, mas fica ainda melhor com a anotação automatizada que acompanha a extensão do Chrome. Você não precisa configurar manualmente as inovações em seus dados. O recurso de automação torna as anotações rápidas, enriquecidas, detalhadas e você sempre pode confiar nas informações coletadas. Portanto, se você estiver usando o Universal Analytics ou o Google Analytics 4, a ferramenta de anotação Crystal Ball funciona perfeitamente.


Como adicionar anotações no Google Analytics 4 (GA4)

A assinatura do GA4 está aumentando à medida que muitos profissionais de marketing e analistas estão migrando. Como dissemos no início deste post, o novo Google Analytics 4 não possui anotações incluídas. Mas há uma maneira de contornar isso se não puder fazer isso sem anotar seus dados. Você pode obter a ferramenta de anotação Crystal Ball na loja do Chrome e instalar a extensão. A boa notícia é que você não precisa perder todas as anotações em sua propriedade do UA. Em vez disso, você pode importá-los diretamente para seus novos dados do GA4. Veja como adicionar anotações no Google Analytics 4 usando a ferramenta de anotações de análise de dados Crystal Ball:

  • Baixe a extensão do Google Chrome. Instale e habilite.

  • Você terá um painel onde poderá usar todas as funções disponíveis para suas anotações.

  • Abra, clique em “Adicionar Manual” para adicionar anotações manualmente.


  • Inclua as informações sobre o evento ou atividade que você deseja acompanhar (nome, nome do evento e descrição).

GA annotation insert your description

  • Em seu gráfico, clique no ponto vermelho para abrir sua anotação.

Google Analytics 4 annotation

  • Também está trabalhando no Universal Analytics e no GA4

Google Analytics annotation (Universal Analytics)

  • Você também pode fazer upload de anotações antigas usando a função “Carregar CSV”. Copie suas anotações antigas em um arquivo do Excel e carregue-as. Clique em “escolher arquivo” e anexe o documento do Excel contendo suas anotações.

Upload CSV list annotations to Google Analytics

  • Esta extensão do Chrome permite que você ative a anotação automatizada para rastrear e anotar eventos e atividades que afetam seu site. No seu painel, clique em “Automação” e ative ou desative as anotações automatizadas para o evento listado.

Automate Google Analytics Annotation

  • Você também pode integrar sua análise de dados com outras ferramentas para melhorar suas anotações. Isso pode ajudá-lo a coletar mais e melhores insights sobre as atividades e o desempenho do seu site. Clique em “Integrações” e siga prontamente.

Integrate Google Analytics annotations with tools

Anotações no Google Analytics 4

Aqueles que entendem o valor do Analytics concordarão que incorporá-lo em sua organização é um requisito. Muitas empresas, grandes e pequenas, confiam no Google Analytics para entender melhor as preferências de seus consumidores e proporcionar uma melhor experiência ao cliente. Dito de outra forma, as empresas estão começando a entender o valor de desenvolver relacionamentos e preferências personalizadas com os clientes para atender melhor aos clientes. Milhões de empresas e organizações estão online para fornecer um atendimento melhor e mais eficiente ao cliente e ao cliente. As soluções de análise digital se tornarão ainda mais importantes, pois gastam uma quantia significativa de dinheiro em marketing para um público maior e estabelecem uma melhor experiência da empresa.


Apesar das ferramentas de análise anteriormente acessíveis, alguns novos padrões e desenvolvimentos estão surgindo, indicando que as ferramentas de análise atuais podem estar obsoletas. O comportamento do consumidor e as políticas de privacidade, por exemplo, mudaram drasticamente ao longo dos anos. Como resultado, eles provavelmente afetarão as regras e padrões do setor, tornando as ferramentas atuais ineficientes e lentas. De acordo com uma pesquisa da Forrester Consulting, as empresas de marketing e os profissionais de marketing dão alta prioridade ao aprimoramento de suas soluções de análise. Uma razão para isso é que suas soluções atuais não fornecem dados completos do consumidor, dificultando a obtenção de insights maiores.


O Google Analytics 4 foi lançado como resultado dos fatores acima. No entanto, este Google Analytics é mais sofisticado e é construído na propriedade App + Web, que acaba de ser lançada em versão beta. Além disso, a nova versão possui aprimoramentos que a levam além do Universal Analytics.


Outros recursos da ferramenta de anotação Crystal Ball Data Analytics

Recebemos excelentes críticas sobre esta extensão do Chrome. Atualmente, ferramenta de anotações para o Google Analytics 4. Isso ajudou muito e estamos felizes que os usuários agora tenham uma melhor compreensão e insights sobre seus relatórios. Mas, mais do que o solicitado, a ferramenta oferece recursos de anotação aprimorados que geralmente continuam a facilitar a geração de relatórios de dados e a coleta de insights.

  • Você pode adicionar anotações automaticamente.

  • Receba informações em seu e-mail sobre alterações no site, alertas de notícias, comunicados à imprensa, feriados, etc.

  • Turbine seus relatórios do GA4 por meio de anotações em massa.

  • Copie e envie suas anotações antigas do UA para sua nova propriedade do GA 4 por meio do upload de CSV.

  • Você pode usar a ferramenta para integrar sua propriedade do Google Analytics com outras ferramentas de marketing como Google Ads, Trello, Slack, Mailchimp, etc.

Quando adicionar anotações

As anotações são uma excelente maneira de marcar as datas relevantes em seu relatório. Crie anotações para quaisquer modificações que possam influenciar seus dados, pois fornecem contexto. Por exemplo, uma anotação deve ser adicionada a qualquer coisa que cause um aumento ou diminuição no tráfego. Geralmente, você pode usar anotações para marcar o seguinte:

  • Campanhas de e-mail que você enviou ou lançou

  • Anúncio offline para um público mais amplo

  • Alterações no site, incluindo site redesenhado ou introdução de conteúdo de alto volume

  • Campanhas de publicidade digital

  • Eventos e feriados

  • Avarias no site e problemas no servidor

  • Qualquer evento para atividade que possa afetar seu negócio


Notas Finais

Esperamos que esta postagem tenha explicado tudo o que você precisa saber sobre as anotações do Google Analytics? As anotações são importantes e funcionam muito em sua análise. E não importa se você ainda usa o Universal Analytics ou já migrou para o Google Analytics 4, você ainda pode anotar usando a ferramenta de anotação Crystal Ball. É uma ótima alternativa para anotações no UA e também pode ser útil para anotações GA4. Estamos trabalhando para melhorar a ferramenta de anotações para ter recursos extras para uso ainda melhor.

Sinta-se à vontade para deixar sua avaliação e não se esqueça de verificar mais tarde para mais postagens.

43 views